domingo, 3 de julho de 2011

Democracia animal

Salvar o planeta onde habitamos vai além de reciclar lixo. Somos os detentores da racionalidade e precisamos aprender a conviver com os outros seres, sejam do reino animal, vegetal e mineral, sem o quê, não há planeta...
Existem os anônimos que se viram com os animais domésticos, abandonados pelos seus "donos", eles os recolhem, castram, vacinam, vermifugam e os deixam prontos para encontrar outro lar, não dono, porque a escravidão já foi abolida há alguns recentes anos. Eles querem trocar carinho, não alguém que lhes dê ordem ou despejem ração no comedouro alentejano da obrigação. Basta encarar o seu olhar para ver que existe mais que um simples animal naquele corpo, quem isto que se mude para outro planeta mais apropriado... Aqui vai meu alento para as pessoas que se dedicam a isto, trocam suas vidas, tocam suas vidas ajudando seres realmente indefesos.
Há os que resgatam os silvestres, adotados por ignorância do seu habitat, ou por das melhores intenções, mas tirá-los da vida livre é um crime e um imenso egoismo. Bicho do mato é no mato que deve viver, com todos os seus riscos e vantagens. Onça domesticada é um gato grande, deixa de ser onça até um dia que baixa o santo e ela vira onça mesmo...e você a caça, e eu vou torcer pelo felino.
Pássaros em gaiola é a mesma coisa que negros no tronco, isto mesmo, é chocante, esta crônica não é doce de leite, é pudim de quiabo com almeirão (esqueci o nome daquele fruto amargo, talvez eu lembre até o final desta crônica). Continue comprando alimentos para os pássaros, mas os dê no seu quintal, na varanda, a ponta do mamão, eles virão e vão te presentear com seus cantos, sem grades, sem obrigação, apenas agradecendo a semente de todo dia. Pássaro tem asas e elas existem para voar...e voltar aonde são bem recebidas.
Denuncie maus tratos. Quem maltrata uma animal pode muito bem estuprar, pedofilar, violentar. Não deixa de ser um convarde e só covardes fazem isto, quem tem coragem defende a terra onde vive e todos seus habitantes. Já criei pássaros em gaiola, seis todas as respostas idiotas que dava contra os "chatos" que queriam soltá-los. Hoje os tenho por manter uma área verde na minha casa, livres como eu gosto de ser, bem-te-vis, sabiás, carriças, beija-flor e outro folgado, preto e amarelo, pequeno, que gosta da água doce do colibri e chega bem perto de você. Há um azul que come os frutos da Lantana, e ela só frutifica na minha casa porque a deixei crescer o suficiente para isso. Fui presenteado com uma caixa de sementes de palmeira, não sei qual, trazidas por pássaros que no meu pequeno quintal encontram um refúgio.
Já adotei uma gata, a Kiara, que ficou comigo uns bons 5 anos, me recebia no portão como um cão, e acho que tinha um desvio de personalidade por se achar um cachorro, que sumiu sem dizer adeus.Hoje ainda convivo com a Lua, uma cadela histérica, mas companheira, e um sapo, o Hermann, que entrou no meu quintal e eu não me importei: apenas as baratas não gostam, pois somem tão logo passeiam por lá (eu não preciso me intoxicar com pesticidas). As fotos estão no meu facepara quem não acreditar...

Edman Izipetto
02/07/2011

Nenhum comentário: