terça-feira, 9 de agosto de 2011

Hastes flexíveis MacGyver

No atual nível de consumo, que o Brasil descobriu recentemente de uma maneira mais democrática, os pequenos consertos ficaram para plano X, para xô coisa quebrada que eu quero uma nova. Passou a garantia de eletroeletrônicos, pifou vai para o lixo (aliás, tem lugar certo para descartar estas coisas, não na calçada dos vizinhos ou no reciclável, procure no link: http://www.prac.com.br/ ), e a natureza que se vire, e ela está se virando com a gente no meio desta gastrite toda. Mas isto é assunto para outra história...
Estava há três anos sem usar o alarme do meu carro porque a peça que o aciona, que fica junto às chaves, estava com problemas. Acendia e nada do pi, ou pi pi pi. Fui num centro automotivo especializado em alarmes - pelo menos é este o peixe que ele vende, ou vendia - e ouvi a seguinte explicação: "esta peça não tem conserto, você vai ter que trocar todo o alarme..."
Não satisfeito e nem burro, fui num chaveiro que realiza este tipo de coisa, e ouvi a mesma ladainha, aí acreditei porque ele apenas conserta, não vende alarmes. Coloquei a Bíblia dos Espíritas dentro do carro, uma fita vermelha no retrovisor central, e nenhum ladrão encantou-se pelo meu automóvel, que não é lá mais tudo isso, tem mais de dez anos, mas é meu.
Não sei porque cargas d'água um dia destes qualquer achei a cópia da chave, que pensei ter perdido, como se encontra essas coisas que você cansa de procurar e não aparece, ela literalmente caiu no meu colo de um lugar que havia revirado várias vezes - que elas existem, há se existem. Eu já o havia aposentado - eu o usei primeiro quando comprei o auto (espaço para merchand) - porque também estava com defeito. Resolvi abrir, achei que estava sujo, peguei uma haste flexível (olha o merchand que poderia haver aqui), molhei suavemente no álcool, e limpei. Pilha nova e meu alarme, que teria que ser todo trocado, voltou a funcionar.
Neste final de semana, tinha alugado dois dvd's e só consegui parar para vê-los domingo à noite. Tinha esquecido que para eu acionar o dvd na minha tv, um tal de imput, preciso do controle remoto, que está quebrado. Como todas as coisas que eu compro, meus aparelhos são muito difíceis de achar peça. As do meu carro vem todas da longínqua Argentina, que eu só soube depois que comprei, e que está sempre em falta para justificar um preço acima da tabela. Minha tv também, apesar de dois controles originais, eles perderam o controle do tempo e deixaram de on/off. Um deles funcionou até outro dia, com um pedaço de papel dobrado entre as pilhas, forçando a barra e minha paciência quando deixava de funcionar. Até que houve um último suspiro e resolvi levar a um técnico, após um dia de análises ele decretou o óbito, sem direito a respiração circuito/circuito. Fui procurar um novo. Não existe, tem de todas as marcas, menos da minha. Até que achei uma que poderia servir, claro que o dobro do valor das outras.
Funcionou dois meses. Fui procurar alguma explicação e vi, made in China. Fui enganado duas vezes, na origem e no valor, que deve ter custado bem menos do que paguei. Onde está a nota, acho que entrou no mesmo buraco que estava a chave, sumiu. Mas deixa pra lá que ainda resolvo esta pendenga...
Então sem controle, sem dvd. Abri o véinho, que tinha funcionado até outro dia, parecia o mapa do Egito, com suas pirâmides cercadas de areia. Limpei, apelei para as hastes flexíveis com álcool, coloquei as pilhas (espaço para merchand) e, funcionou, sem os papéis no meio delas. Santo Álcool dos circuitos ressuscitados...

Edman
09/08/2011

Nenhum comentário: