quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Qual é a posição do Palmeiras?

            Reunião da CBF define fórmula de disputa do Brasileirão 2006 e 2007, com quatro clubes descendo para a segunda divisão e outros quatro subindo da segunda para a primeira, mantendo o número de 20 times e contrariando a confraria dos treze (felizmente). A diretoria palmeirense era favorável ao inchaço? Eu não sei porque sempre aparece algum engravatado do tricolor se manifestando, não dá para saber nem se o Palmeiras foi representado.
            Não existem 20 clubes em condições de disputar o Brasileiro da primeira divisão. Acho que 16 era um bom número (tanto é que caindo quatro a conta é essa). Ao contrario do que os “coronéis” do esporte argumentam, isto fortalece aos clubes com planejamento, aos que investem, aos que tem profissionais nas áreas esportivas e administrativas, é a morte aos times que servem de outdoor para divulgação de ambições pessoais.
            Na verdade o futebol virou refém da televisão, ou melhor, de uma emissora de tv, que já interferiu na duração do campeonato, impõe horários anti-desportivos, sob sol forte, ou anti-torcida, ás 22 horas no meio da semana. Faz isso com todos os participantes para passar o futebol, em rede aberta, apenas para duas torcidas e conseguir ibope na sua grade de programação.
            Agora está fazendo lobby para que o calendário do futebol brasileiro não se adeque ao do europeu. Quer que nossos clubes continuem começando o torneio com um plantel e terminando com a sobra (os que os clubes europeus e asiáticos não querem ou devolvem). Tudo isso para completar sua grade de programação. Quer que se continue a jogar de quarta e sábado e, a título de amistosos caça níqueis da seleção, os clubes fiquem 10 dias sem jogos oficiais no meio do campeonato.
            Mas voltemos ao Palmeiras. E aí? Depois de tudo o que passamos na segunda divisão, é favorável que se aumente o número de participantes?  Eu gostaria de saber, pois acho que a diretoria se ausentou demais, no ano passado, no episódio da anulação de jogos e estou temendo pelo andamento normal das partidas na Libertadores, já que nossos adversários estão se mexendo nos bastidores da sulamericana contratando, inclusive, parentes para seus quadros.
            Palmeiras, Palmeiras, não é só dentro das quatro linhas que se ganha campeonato, fora dele também é necessário craques.
                                                                                              Edman Izipetto, jornalista e leitor de Maquiavel
02/02/2006

Nenhum comentário: