quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Carta aberta aos eleitores contribuintes

NOBRE DEPUTADO, EU NÃO QUERO PAGAR PELO SEU AUMENTO, SE NÃO ESTIVER CONTENTE COM O SEU GANHO ATUAL, DEMITA-SE!           
 Foi com temor que recebi a notícia da vitória do folclórico deputado Severino Cavalcanti a presidente da Câmara dos Deputados. Por que?
            A única lembrança do ilustre parlamentar é a de que, em todo final de ano, naquela semana entre o Natal e o Reveillon, ele aparece reclamando dos parcos vencimentos dos pobres e combalidos deputados federais.
Pouco importa que o “expediente” da Câmara seja a partir do meio dia da terça-feira até ao meio dia da quinta-feira. Pouco importa que há dois recessos por ano, em julho e de meados de dezembro até o carnaval. Pouco importa que nas festas juninas a bancada nordestina, da qual Severino faz parte, simplesmente não se atreva a aparecer em Brasília.
E muito pouco se importam, desgastados parlamentares, se em ano eleitoral somem de Brasília e, se precisar votar algo importante, ou seja, se precisar justificar os subsídios e auxílios que mensalmente caem em suas contas, independente da presença ou não no seu local de trabalho, eles ainda cobrem extras.
Agora no discurso de posse do caro Severino, a primeira preocupação é simplesmente aumentar os ganhos dos colegas que o elegeram em mais R$10.000,00 por mês. Isto multiplicado por 513, número de deputados na câmara, significa um aumento de gastos no total de R$5.130.000,00 ao ano.
Mas a irresponsabilidade não vai parar por aí, pois o efeito bola de neve vai rolar até os municípios. Por lei, os Deputados Estaduais podem ganhar até 75% dos vencimentos dos colegas federais, e os vereadores, até 75% dos deputados estaduais. A maioria ignora que o “até” significa limite, não piso. Irão citar a lei para justificar que seus subsídios estão defasados e toda aquela lábia que os políticos têm para defender seus próprios interesses.
Quem vai pagar a conta? Nós, portanto é melhor cortar o mal pela raiz. Entre em contato com o seu deputado federal, se não lembrar, não importa, entre em contato com quantos deputados você puder e impeça mais este assalto ao nosso bolso, acesse http://www2.camara.gov.br/ e diga sua opinião sobre esse reajuste. Repasse aos seus amigos.

17 de fevereiro de 2005

Edman Izipetto
jornalista

Nenhum comentário: